Mercado

Mercados globais de gás continuarão apertados em 2023 – IEA

Os mercados globais de gás estão se reequilibrando gradualmente, mas devem permanecer apertados em 2023 em meio a menores entregas de gás por gasoduto russo para a Europa, informou a Agência Internacional de Energia (AIE) no dia 04 de maio

Os mercados de gás europeu e global sofreram um grande choque de oferta em 2022, quando a Rússia reduziu em 80% suas entregas de gás por gasoduto para a União Europeia, desencadeando uma crise global de energia.

O clima ameno, um aumento nas exportações de gás natural liquefeito (GNL) e um forte declínio na demanda de gás ajudaram a amortecer o choque, deixando o armazenamento da Europa 60% cheio.

Na Europa, o consumo de gás caiu um recorde de 16%, ou 55 bilhões de metros cúbicos (bcm), durante a temporada de aquecimento de 2022/23.

As importações europeias de GNL aumentaram 25%, ou 20 bcm durante a estação de aquecimento, com os Estados Unidos fornecendo mais de 45% da oferta incremental.

Enquanto isso, as importações de GNL da China, que caíram 20% em 2022, permitindo maiores fluxos de GNL para a Europa, se recuperaram em março, apoiadas por uma maior demanda doméstica. Espera-se que os influxos de GNL para a China aumentem de 10 a 15% em comparação com 2022, mas permanecerão abaixo dos níveis de 2021, disse a IEA.

Fonte
Bangkok Post
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar