Mercado

Manutenção Planejada para Braskem 2021

Braskem investe mais de R$ 430 milhões em projetos e na manutenção de suas unidades do Grande ABC. Ação, planejada e executada há dois anos, visa implementar mais de 40 iniciativas.

Começando em 05 de abril, a Braskem realizará a Manutenção Planejada no Polo Petroquímico do Grande ABC. Esse é um procedimento fundamental para garantir a segurança de todos e trará benefícios não apenas para a empresa, mas também para seus Integrantes e para a comunidade do entorno. Ao todo, a companhia investirá mais de R$ 430 milhões em cerca de 40 projetos de melhorias e manutenção do complexo, que têm como foco a segurança, o aumento da confiabilidade da operação e a otimização energética. A última manutenção foi realizada em 2014. Durante o período, ocorrerão alterações no Flare, a torre com a tocha na ponta. Ele será acionado com mais intensidade nos primeiros dias, depois desligado e voltará com mais intensidade no fim da manutenção. Esse processo é totalmente seguro e controlado, não oferecendo risco à saúde ou ao meio ambiente. O evento irá durar, aproximadamente, 51 dias.

“A segurança é um valor inegociável para a Braskem e está elencada como prioridade entre nossos macro-objetivos para o desenvolvimento sustentável. Nossa meta é estar entre as referências da indústria no setor químico mundial. De acordo com nosso último Relatório Anual publicado em 2019, este objetivo já estava 72,3% alcançado, mas queremos aumentar este percentual”, explica Luís Pazin, diretor industrial da regional São Paulo.

A Manutenção Planejada é um procedimento regulado no setor industrial, que ocorre obrigatoriamente em períodos determinados para atender a legislação brasileira NR13 e também para a implementação de melhorias que mantém a fábrica operando com qualidade e segurança. “Além da revisão padrão, a MP é uma oportunidade para introduzir novas tecnologias para correção de possíveis obsolescências de sistemas de controle e instrumentação. Esse tipo de intervenção garante que os equipamentos não tenham falhas enquanto estiverem em operação, aumentando a confiabilidade até a próxima manutenção planejada”, afirma Pazin.

A Braskem possui a certificação do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE), concedido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), que garante à petroquímica a realização deste procedimento a cada seis anos. Esta conquista está relacionada com o comprometimento da companhia com a segurança e o reconhecimento por suas iniciativas.

Para garantir que a cadeia de valor não sofra impactos durante a MP, a Braskem planejou o aumento de seu estoque. Além disso, a companhia atua em sinergia com clientes e, em alguns casos, as manutenções são realizadas simultaneamente, otimizando este momento.

A principal iniciativa que será implementada durante a MP é a modernização do sistema elétrico que atende à central petroquímica Q 3 CK. O projeto prevê a troca de turbinas à base de vapor por motores elétricos de alto rendimento, suportados por uma nova unidade de cogeração de energia alimentada por gás residual do processo de produção petroquímica. Essa mudança estrutural permitirá que o processo produtivo da fábrica se torne energeticamente mais eficiente, com redução no consumo de energia estimada ao equivalente gasto por uma cidade com um milhão de habitantes.

“Com a cogeração combinada de energia elétrica e gás, vamos consumir menos energia e emitir ainda menos gases de efeito estufa. A estimativa é uma redução de 11,4% no consumo de água e de 6,3% nas emissões de CO2 na unidade, o que reforça nosso compromisso de nos tornarmos uma empresa carbono neutro até 2050”, explica Alberto Amano, responsável por projetos da regional São Paulo.

A Braskem acompanha com atenção o cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus, priorizando a saúde e a segurança dos integrantes e das comunidades, assim como a continuidade da produção, visto que opera em uma indústria de atividade essencial, inclusive, para a produção de insumos e itens utilizados no enfrentamento da Covid-19. A empresa definiu um plano robusto para a realização das atividades do dia a dia, contemplando os mais restritivos protocolos e sempre adotando como mínimo aceitável as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo, em alguns casos, ainda mais rigorosa, visando a proteção da saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Fonte
ABC do ABC
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar