Mercado

LyondellBasell e Sasol concluem negócio de US $ 2 bilhões com a Louisiana JV

LyondellBasell e Sasol (Joanesburgo) fecharam uma transação previamente anunciada de US $ 2 bilhões que vê as empresas formarem sua joint venture de Polietileno Integrado de Louisiana (JV) em Lake Charles.

A LyondellBasell agora possui 50% do novo cracker a vapor de 1,5 milhão de toneladas métricas / ano da Sasol e plantas de polietileno de baixa densidade (LDPE) e polietileno linear de baixa densidade (LLDPE) – com capacidade combinada de 900.000 toneladas métricas / ano – bem como infraestrutura associada em Lake Charles. O negócio foi fechado em 1 de dezembro na sequência das aprovações regulatórias e dos acionistas, com os rendimentos a serem recebidos dentro de dois dias após o fechamento, diz a Sasol.

A LyondellBasell operará os três ativos e comercializará os produtos de polietileno (PE) em nome dos acionistas da JV. Aproximadamente 400 dos funcionários da Sasol em Lake Charles que apoiam diretamente os ativos agora se juntaram à LyondellBasell, dizem as empresas. A Sasol alcançou a operação benéfica da planta final no Projeto Lake Charles Chemicals, a unidade de LDPE de 420.000 toneladas métricas / ano, em meados de novembro.

“A formação desta JV é parte de nossa abordagem para o crescimento de nossos negócios principais enquanto posiciona a empresa para se beneficiar da melhoria das condições econômicas”, diz o CEO da LyondellBasell, Bob Patel. “Acreditamos que nossa capacidade de operar com eficiência e atender a mercados em crescimento criará um valor excepcional de longo prazo para nossos acionistas de ambas as empresas.”

“Esta transação acelera a transformação do nosso negócio de produtos químicos para um foco em produtos químicos especiais”, afirma o presidente e CEO da Sasol, Fleetwood Grobler. “Estamos orgulhosos dos ativos em escala mundial que construímos no sudoeste da Louisiana e esperamos trabalhar com a LyondellBasell para realizar todo o seu potencial e criar valor para todas as nossas partes interessadas.”

A LyondellBasell concordou em outubro em adquirir a participação de 50% no negócio de produtos químicos básicos da Sasol em Lake Charles. O acordo incluía direitos consuetudinários para cada parceiro em relação à potencial venda futura de sua participação acionária, disseram as empresas na época.

A Sasol reteve a propriedade total e o controle operacional de seu cracker de etano existente de 454.000 toneladas métricas / ano Lake Charles East Plant, um complexo de P&D, e seus ativos de produtos químicos de desempenho em Lake Charles, produzindo álcoois Ziegler e alumina, etoxilatos, álcoois Guerbet, parafinas, comonômeros , alquilbenzeno linear, óxido de etileno e etilenoglicol.

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar