Mercado

LyondellBasell compra 50% de unidade de craqueamento e fábricas de PE da Sasol por dois terços do preço

A LyondellBasell deixou de lado a cautela financeira que seguiu desde o início da pandemia para aproveitar a oportunidade proporcionada pelas condições de mercado deterioradas para comprar por dois terços do valor real estimado uma participação de 50% em uma unidade de craqueamento de Etano e duas fábricas de Polietileno (PE) em Louisiana, da Sasol.

A compra inclui metade da unidade de craqueamento de etano de 1,5 milhões de ton/ano da Sasol e fábricas de Polietileno de Baixa Densidade (LDPE) e Polietileno de Baixa Densidade Linear (LLDPE) de 0,9 milhões de ton/ano.

Os ativos faziam parte de uma expansão da Sasol em Lake Charles, marcada por atrasos e custos excessivos. A LyondellBassel irá agora operar os ativos e comercializar todos os produtos em nome de ambos os parceiros.

A LyondellBasell obteve “capacidade total e benefícios financeiros imediatos de um novo complexo de craqueamento operacional e integrado em escala mundial com exposição mínima ao risco de execução do projeto, incerteza de tempo e custo de oportunidade normalmente incorrido durante a construção de vários anos”, disse o CEO da LyondellBasell, Bhavesh Patel .

Os ativos também representaram para a LyondellBasell “uma avaliação muito atraente”, já que o momento da transação ocorreu quando o mercado atingiu o fundo do poço, acrescentou Patel em comentários durante uma teleconferência com analistas em 2 de outubro.

O anúncio veio seis meses após a pandemia de Covid, o que turvou a perspectiva de demanda e impactou a vantagem de custo da matéria-prima nos Estados Unidos.

Toda a expansão de Lake Charles, que incluía outros ativos de produção, sofreu estouros de custo e acabou tendo um custo de quase US $ 13 bilhões. Em 2014, a Sasol estimou que a construção levaria cerca de quatro anos e custaria menos de US$ 9 bilhões.

O início da produção de LDPE foi atrasado por uma explosão em janeiro e depois pelo furacão Laura após o final de agosto.

A Sasol continuará a possuir em Lake Charles 100% de sua unidade de pesquisa e desenvolvimento, a unidade de craqueamento de Etano da East Plant e ativos de produtos químicos de desempenho que produzem Álcoois de Ziegler e Alumina, Etoxilatos, Álcoois de Guerbet, Parafinas, co-monômeros, Alquil Benzeno Linear, Óxido de Etileno e Monoetilenoglicol.

Com base não no que a Sasol desembolsou em uma construção afetada por estouros de custo significativos, mas em qual seria o custo de construir ativos semelhantes hoje em uma construção bem administrada, Patel estimou que a LyondellBasell está recebendo os ativos por dois terços do seu valor.

“Minha impressão é que um projeto realmente bem executado e de baixo custo relativamente falando, incluindo a concessionária e a infraestrutura, provavelmente estaria perto de US $ 6 bilhões para um projeto bem executado, 100% base, então metade seria cerca de US $ 3 bilhões “, disse Patel.

“Acho que estamos no fundo do ciclo do polietileno e tem havido muitos anúncios públicos sobre o atraso ou cancelamento de projetos do lado da oferta e do lado da demanda”, disse Patel.

Olhando para o futuro, Patel acredita que o mercado de PE se recuperará e permitirá que a LyondellBasell veja o fluxo de caixa refletido no lucro por ação no próximo ano. As empresas concluirão a transação no final do ano.

“Achamos que o ciclo deve aumentar aqui”, disse Patel.

“Não estou sugerindo aqui que voltaremos às margens de 2014, mas acho que chegar aos últimos três anos 17, 18, 19 nos próximos três a cinco anos é factível”, acrescentou.

“Se você observar como a demanda de PE se desenvolveu aqui durante a pandemia, vemos um crescimento da demanda global ano após ano, vemos um crescimento da demanda ano após ano nos EUA”, acrescentou.

Patel disse reconhecer que a compra “pode ser uma surpresa após uma estratégia de limitar a exposição financeira nos primeiros seis meses da pandemia”.

“A chave aqui é que você paga ou tem avaliações na parte inferior do ciclo”, acrescentou.

“Passei por muitos ciclos ao longo dos mais de 30 anos em que estive no negócio e é assim que funcionam os ciclos”, disse Patel.

Patel disse que espera que a compra resulte em uma “taxa interna de retorno desalavancada em meados da adolescência.” A empresa pagará os ativos com dívidas e dinheiro, mas não tem planos de construção de ativos ou novas compras adicionais.

“Não vemos nenhum outro ativo como este, que tenha a lógica estratégica que apresentei, então nosso foco agora será fechar o mais rápido possível, fazer as taxas chegarem aonde queremos, um plano de marketing sólido “, disse ele

A capacidade de LDPE e LLDPE da joint venture complementará a capacidade norte-americana existente da LyondellBassell, que é predominantemente de alta densidade (HDPE), disse ele.

A produção da LyondellBassel alcançará mais de 17 milhões de toneladas de capacidade anual de olefinas e 16 milhões de toneladas de capacidade de poliolefinas após a transação, disse ele.Os ativos incluem 13 fábricas de Etileno e dezenas de linhas de produção de PE.

“Após o início de nossa fábrica “hiperzona”, estamos cerca de 500.000 toneladas atrás deste acordo, então se você adicionar mais 300.000 acabaremos em 800.000, o que nos leva a menos de 2 bilhões” de libras (~907 mil toneladas) de Etileno nos EUA, disse ele.

“Faz alguns anos que estamos na faixa de 1 a 2 (bilhões de libras) e não acho que seja muito tempo”, disse ele.

“Temos uma rede de dutos muito extensa, muitos relacionamentos de longa data. A Sasol está vendendo parte desse Etileno hoje, então acho que ainda é modesto”, acrescentou.

Quanto à possibilidade de a LyondellBasell adquirir ou construir unidades derivadas de Etileno para equilibrar a produção e as necessidades de Etileno, Patel deixou a possibilidade em aberto apenas para um prazo mais longo.

“Isso seria um tipo de decisão do meio da década ou da segunda metade da década”, disse ele.

Quanto à Sasol, “o que espero que nossos parceiros tenham visto foi o valor que trouxemos do ponto de vista operacional, a capacidade de se conectar a uma rede global de marketing imediatamente desde o primeiro dia, e a possibilidade de reter 50% e aproveitar um pouco da alta do mercado antes de tomarem uma decisão sobre os segundos 50% “, disse Patel.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar