Mercado

IPC-S tem alta de 0,56% na 1ª quadrissemana de março, afirma FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,56% na primeira quadrissemana de março, após inflação de 0,55% no fechamento do mês anterior. Ainda segundo a Fundação Getúlio Vargas, o indicador acumula variação positiva de 3,40% em 12 meses.

Nesse levantamento, três das oitos despesas que compões o indicador foram as responsáveis pela aceleração no período. Em destaque estão as classes de Habitação (0,32% para 0,57%), Transportes (0,87% para 1,00%) e Alimentação (1,06% para 1,07%).

A variação de 0,25% observada pelo setor de Alimentação, grupo de maior contribuição para o IPC-S deste mês, foi alavancada pelo item de aves e ovos (0,39% para 1,23%).

O aumento do índice impacta diretamente no poder de compra dos consumidores e no custo de produção por parte dos produtores, pois é um sinal de que os preços estão subindo em relação ao período-base.

A pressão inflacionária também abrange o setor industrial e pode ressoar sobre a demanda e a oferta de diversos produtos, incluindo insumos químicos como o Ácido Sulfúrico, a Soda Cáustica e o Ácido Fosfórico.

Adaptado GlobalKem | 11 de março de 2024

Fonte
InfoMoney
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar