Mercado

Inflação na Zona do Euro desacelerou para 8,5% em janeiro

A inflação anual na Zona do Euro deve cair para 8,5% em janeiro, de 9,2% em dezembro de 2022, de acordo com uma estimativa rápida publicada na quarta-feira, 1 de fevereiro, pelo Eurostat, departamento de estatísticas da União Europeia.

A inflação na Zona do Euro atingiu um pico de 10,6% em outubro passado e vem diminuindo lentamente desde então.

“A queda de 9,2% para 8,5% aconteceu mais rápido do que o estimado”, explicou Bert Colijn, economista-sênior para a Zona do Euro no ING. A inflação dos alimentos permanece estável em 14,1%, mas a energia reduziu a taxa no começo do ano. A queda de 25,5% para 17,2% reflete preços de mercado mais baixos e efeitos de base negativos significativos, disse ele.

O aumento anual nos preços da energia atingiu o pico em outubro do ano passado em 41,55. Desde então, os preços da energia vêm caindo.

Os tetos de preços para a energia tiveram um efeito, de acordo com Colijn, que espera que os preços da energia abaixem ainda mais. “Nos últimos dias, tanto o preço do petróleo Brent em euros quanto os preços do mercado de gás natural caíram ao ano, o que pressionará ainda mais a queda nos preços para o consumidor nos próximos meses”.

Fonte
Monitor Mercantil
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar