Mercado

Inflação do consumidor alemã atinge o valor mais baixo desde 2021

O índice de Inflação ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) reduziu para 2,3% na base anual, atingindo o seu patamar mais baixo desde 2021. Neste cenário, os dados finais divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Destatis mostram que a desaceleração vista em março foi resultado da queda nos preços de energia e alimentos, os quais apresentaram redução de 2,7% e 0,7% em relação ao mesmo período em 2023.

O núcleo da inflação na Alemanha, que excluir os preços voláteis de alimentos e energia também reduziu, ficando em 3,3% no mês de março, cerca de 0,1% abaixo do visto em fevereiro.

Apesar do resultado de desaceleração observado na maior economia da Europa, a inflação do país é sustentada por uma tendência de aumento nos serviços, visto que os preços têm sido cada vez mais acentuados pelo aumento nos custos salariais, assim como por uma alta nos aluguéis.

Os preços dos serviços e geral foram 3,7% mais altos em março, em uma comparação com 2023, enquanto os aluguéis avançaram para 2,1% na base anual, impactando significativamente para a elevação dos preços de serviços.

Adaptado GlobalKem | 15 de abril de 2024

Fonte
Destatis
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar