Mercado

Inflação de novembro fica em 0,28%, influenciada pela alta dos alimentos

A inflação do mês de novembro foi de 0,28%, uma variação 0,04 ponto percentual acima da taxa de outubro (0,24%). Esse resultado foi influenciado pela alta dos preços do grupo de alimentos e bebidas do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado no dia 12 de dezembro pelo IBGE. No ano, a inflação oficial acumula alta de 4,04% e, nos últimos 12 meses, de 4,68%, abaixo dos 4,82% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2022, a variação havia sido de 0,41%.

Seis dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta no mês, com destaque para alimentação e bebidas, que registrou a maior variação (0,63%). Outro destaque da inflação de novembro foi o grupo Habitação, que registrou alta de 0,48%. A energia elétrica residencial fechou o mês com preços 1,07% acima do mês anterior.

O setor de alimentos e bebidas possui aumento sazonal de demanda nos períodos quentes e seu crescimento significa também aquecimento do setor de embalagens feitas em PET. O grupo Habitação, por sua vez, aquece a construção civil e a demanda pelos materiais nela empregados, como cal e polímeros. Por sua vez, a energia elétrica afeta todos os processos produtivos, mas com impactos maiores na fabricação de produtos dependentes de eletricidade, como Soda e Cloro.

Adaptado GlobalKem | 13 de dezembro de 2023

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar