Mercado

Inflação ao consumidor dos EUA desacelera em fevereiro, mas ainda supera a meta

O índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos avançou 0,2% em fevereiro, desacelerando em relação à alta de 0,5% registrada em janeiro, conforme dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta quarta-feira.

A variação mensal ficou abaixo da expectativa de economistas, que projetavam um aumento de 0,3%. No acumulado de 12 meses, a inflação ao consumidor subiu 2,8%, abaixo da previsão de 2,9%.

O núcleo do CPI, que desconsidera itens voláteis como alimentos e energia, também teve alta de 0,2% em fevereiro, após crescer 0,4% no mês anterior. A projeção do mercado apontava um avanço de 0,3%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o núcleo da inflação registrou aumento de 3,1%, ligeiramente abaixo da estimativa de 3,2%.

O índice de preços de energia subiu 0,2% na comparação mensal, desacelerando frente ao avanço de 1,1% em janeiro. Já o índice de preços de alimentos aumentou 0,2% no mês, após registrar alta de 0,4% no período anterior. No acumulado de 12 meses até fevereiro, os preços de energia recuaram 0,2%, enquanto os de alimentos avançaram 2,6%.

Adaptado GlobalKem | 12 de março de 2025

Fonte
Dol
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar