Mercado

Ineos vai comprar participação da Sasol no projeto Gemini HDPE por US $ 404 milhões

A Ineos acordou os termos de princípio com a Sasol (Joanesburgo) para a aquisição de US $ 404 milhões da participação de 50% da empresa sul-africana em sua joint venture de fabricação de polietileno de alta densidade (HDPE) Gemini em La Porte, Texas.

A Ineos Olefins and Polymers (O&P) USA, uma subsidiária integral da Ineos, se tornará a única proprietária da unidade de HDPE de 470.000 toneladas métricas / ano. A empresa tem sido a operadora da planta Gemini localizada dentro do complexo de manufatura Ineos ‘Battleground desde o seu início em 2017. A compra proposta da Sasol Chemicals North America, subsidiária da Sasol, permitirá que ela “expanda ainda mais seu alcance” nos mercados especializados de PE em rápido crescimento para tubo de pressão e filme de alto peso molecular, diz. Isso também “aumentará a participação no mercado global de HDPE do Grupo Ineos e fortalecerá sua capacidade de atender aos mercados bimodais de rápido crescimento”, acrescenta. A transação está sujeita a financiamento e outros ajustes habituais.

“Estamos entusiasmados com a oportunidade de adquirir a metade da Gemini da Sasol. Este ativo de classe mundial está posicionado para atender aos mercados bimodais globais em crescimento e permitiria que nossos negócios atendessem à crescente demanda de nossos clientes ”, disse o CEO da Ineos O&O, Michael Nagle. A Ineos tem outras quatro fábricas de produção com 767.000 toneladas / ano de capacidade total de HDPE em Deer Park, Texas.

O presidente e CEO da Sasol, Fleetwood Grobler, afirma que o desinvestimento “continua a transformação do negócio de produtos químicos da Sasol em direção aos mercados de especialidades químicas.” Os recursos da transação serão usados ​​para pagar obrigações de dívida de curto prazo, disse a empresa. O valor dos ativos líquidos relevantes para a venda era de USD176 milhões em 30 de junho de 2020, o que é líquido de facilidades de dívida, conforme divulgado nas demonstrações financeiras da Sasol. A perda atribuível aos ativos líquidos foi de US $ 18 milhões no exercício financeiro encerrado em 30 de junho, com a venda proposta a entrar em vigor somente após a reestruturação das linhas de crédito existentes, acrescenta.

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar