Mercado

Indústria teve desempenho negativo em outubro, aponta pesquisa da CNI

O desempenho da indústria foi negativo na passagem de setembro para outubro, de acordo com os dados da Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Diante disso, todas as expectativas do setor industrial no mês de novembro recuaram fortemente. É a primeira vez em mais de dois anos, que há expectativa de queda no emprego industrial e nas exportações para os próximos seis meses.

Há ainda menos otimismo em relação à compra de matérias-primas e ao nível de demanda. A produção industrial registrou a segunda queda consecutiva no mês de outubro de 2022. 

O índice de evolução do nível de estoques aumentou para 51,5 pontos em outubro. Acima da linha divisória de 50 pontos, o índice aponta aumento dos estoques em relação a setembro.

“Essa evolução dos estoques, de acúmulo bem acima do planejado pelos empresários, acende um sinal de atenção. A demanda ficou inferior à produção, mesmo com a queda da atividade, sugerindo frustração dos empresários com a demanda, o que já contaminou as expectativas”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Fonte
Portal da Indústria
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar