Mercado

Indústria mineira cresce menos em 2022

O dinamismo da indústria mineira levou o setor a crescer acima da média nacional nos últimos anos. Em 2022, porém, alguns fatores levarão o parque produtivo do Estado a um avanço menor que o restante do País. O desaquecimento econômico global, com impacto principalmente na exportação e nos preços das commodities, e burocracias para obtenção de licenciamentos estão entre eles.

De acordo com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o movimento deste exercício vai na contramão do que ocorreu nos últimos anos. “De maneira geral, setores voltados para exportação tiveram um desempenho inferior, em função da retração econômica mundial, enquanto as atividades direcionadas ao mercado interno foram melhores”, disse.

Segundo balanço apresentado pela entidade, a alta da indústria neste ano será puxada por energia e saneamento (9,8%) e pela construção (7%).

Já para 2023, os destaques serão: construção (4,02%), energia e saneamento (3,67%) e indústria extrativa (1,4%). Vale dizer que esta última, neste exercício, deverá ter queda de 0,36%.

Fonte
Diário do Comércio
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar