Mercado

Indústria de fertilizantes Unigel anuncia investimento em fábrica de amônia “verde” na Bahia

A Unigel anunciou, durante a inauguração de sua nova fábrica de fertilizantes em Sergipe, o investimento em uma fábrica de amônia verde na Bahia.

A indústria de fertilizantes Unigel (antiga Fafen) anunciou dia 2 de agosto que investirá na instalação de uma fábrica de amônia verde em Camaçari, na Bahia, com previsão para iniciar suas operações até o fim do próximo ano. Para instalar a unidade, a empresa converterá uma antiga fábrica que está fechada.

De acordo com Henri Slezynger, fundador e presidente do conselho da companhia, será a primeira fábrica de amônia verde no país e uma das primeiras e maiores em todo o mundo. O executivo não revelou quanto a empresa de fertilizantes investirá e nem a capacidade de produção de amônia da fábrica na Bahia.

De acordo com o empresário, o insumo será obtido por meio do nitrogênio do ar e o hidrogênio da água, sem nenhuma utilização de combustíveis fósseis, apenas de energia renovável. O anúncio da fábrica ocorreu durante a cerimônia de inauguração da fábrica de fertilizantes de Laranjeiras (SE), que recebeu o nome de Unigel Agro Sergipe e que tem capacidade para produzir 650 mil toneladas de ureia, 320 mil toneladas de sulfato de amônio e 450 mil toneladas de amônia por ano.

A empresa investiu R$ 500 milhões para retomar suas operações em duas plantas arrendadas da Petrobras. Além da fábrica em Sergipe, a antiga Fafen iniciou as operações em outra fábrica também em Camaçari, na Bahia. Com tais projetos, a Unigel passa a ser a maior produtora de adubos nitrogenados no Brasil e também a única produtora de ureia do país.

Fonte
CPG - Click Petróleo e Gás
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar