Mercado

Indústria chinesa cresceu 4,5% em agosto, conforme dados do governo do país

A China apresentou índices de crescimento de sua indústria como um todo no mês de agosto, segundo os últimos dados publicados pelo Departamento de Estatísticas Nacional (NBS em inglês). Esse desenvolvimento sugere recuperação da época de crise vivida no ambiente pós-COVID19 e pode trazer maiores participações da indústria chinesa no comércio internacional.

O valor total adicionado das empresas industriais chinesas aumentou 4,5% frente agosto do último ano. Na comparação mensal, o aumento foi de 0,5%. O acumulado de 2023 apresentou 3,9% de crescimento comparado ao mesmo período do ano anterior.

De forma geral, na comparação com o mesmo mês do último ano, Mineração variou +2,3%, Manufatura aumentou 5,4% e Geração de energia subiu 0,2%. Comparando os acumulados de 2023 com os de 2022, os números são +1,7%, +4,3% e +3,5%, respectivamente.

A extração de petróleo e gás natural apresentou avanço de 7,2% quando comparado a agosto do ano passado e +4,4% no acumulado. A produção de produtos químicos avançou 14,8% ante agosto de 22 e o acumulado está 8,6% maior. Já a Indústria Têxtil mostrou aumento de 1,4% na comparação com o oitavo mês do ano passado, porém o acumulado é 1,6% menor.

A China é a segunda maior economia do mundo e possui uma indústria bastante desenvolvida. O país representa um dos maiores consumidores de produtos como Papel e Celulose e diversas commodities como soja e minérios. A expansão da indústria chinesa representa um aquecimento na demanda por esses produtos e potencial incremento em seus preços internacionais. Além disso, como grande consumidor de energia, uma vez que a indústria se recupera, a competição internacional por fontes de energia – bem como os preços – também podem aumentar.

Autoral GlobalKem | 28 de setembro de 2023

Fonte
NBS
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar