Mercado

Índice de preços ao produtor alemão desacelerou 1,6% na comparação anual de junho

Segundo dados divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas (Destatis), em junho de 2024, os preços ao produtor dos produtos industriais alemães registraram uma queda de 1,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No entanto, houve um leve aumento de 0,2% em relação ao mês de maio.

A principal causa da queda foi a redução dos preços da energia, os quais retraíram 5,9% em comparação com junho de 2023. Nesta classe, os preços do gás natural e da eletricidade caíram significativamente, com o gás registrando uma queda de 14,8% e a eletricidade, 11%. Neste mesmo sentido,os preços dos bens intermediários também caíram, registrando uma redução de 0,9% na comparação anual, queda impulsionada principalmente pelos preços do papel, papelão e metais.

Em contrapartida, os produtos petrolíferos tiveram um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior, apesar de uma leve queda de 1,1% comparada a maio de 2024. E os bens de capital e de consumo também registraram aumentos, com alta de subiram 2,3% para bens de capital e 0,6% para os bens de consumo não duráveis.

A queda nos preços ao produtor alemão, especialmente devido à redução nos custos da energia e bens intermediários, pode impactar significativamente o mercado petroquímico, tendo em vista que a diminuição nos preços do gás natural e eletricidade pode reduzir os custos operacionais, potencialmente resultando em preços mais competitivos para os insumos industriais no mercado.

Adaptado GlobalKem | 22 de julho de 2024

Fonte
Destatis
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar