Mercado

Gasolina e energia elétrica responderam por dois terços do IPCA em março, diz IBGE

O encarecimento da gasolina e da energia elétrica foi responsável por dois terços da inflação oficial no País em março. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou de 0,84% em fevereiro para 0,71% em março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A gasolina subiu 8,33%, impacto de 0,39 ponto porcentual sobre o IPCA do mês passado. A energia elétrica subiu 2,23%, contribuição de 0,09 ponto porcentual. Sem esses dois aumentos, o IPCA de março teria sido de 0,25%, calculou Pedro Kislanov, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE.

“O principal impacto na alta de março veio dos preços monitorados. De fato, o que puxou a inflação de março foi gasolina e energia elétrica”, afirmou André Almeida, analista do IPCA no IBGE. “A inflação de março foi mais influenciada por preços administrados do que inflação de serviços.”

A taxa acumulada pelo IPCA em 12 meses arrefeceu de 5,60% em fevereiro para 4,65% em março, resultado mais baixo desde janeiro de 2021. A meta de inflação para este ano perseguida pelo Banco Central é de 3,25%, que tem teto de tolerância de 4,75%.

Fonte
IstoÉ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar