Mercado

Futuros europeus de gás natural sinalizam preocupação com o próximo inverno

Apesar dos fatores pessimistas de curto prazo e dos preços relativamente baixos do gás natural para os próximos meses, os preços futuros de referência da Europa subiram nas últimas semanas, sugerindo que o mercado está nervoso com o fornecimento europeu de gás para o próximo inverno.

Os futuros do primeiro mês no hub TTF, a referência para o comércio de gás da Europa, estavam em US$ 47,64 ( 43,65 euros ) por megawatt-hora (MWh) às 11h GMT no dia 11 de abril. Os preços futuros mais próximos têm permanecido nessa faixa há semanas, com o fim do inverno, o clima mais quente e os estoques nos locais de armazenamento de gás da Europa em seu nível mais alto no final do período de inverno em uma década.

No entanto, os contratos futuros de dezembro, a US$ 63,31 (58 euros) por MWh no dia 11 de abril, subiram 9% nas últimas duas semanas, sugerindo preocupações contínuas sobre o reabastecimento do armazenamento europeu antes do próximo inverno e incerteza sobre a disponibilidade da frota nuclear da França.

Em 9 de abril, os locais de armazenamento em toda a UE estavam 55,55% cheios, de acordo com dados da Gas Infrastructure Europe. Isso está bem acima da média de cinco anos e dos níveis de armazenamento de gás no final dos dois invernos anteriores.

Se a demanda por GNL na Ásia, especialmente na China, aumentar com a reabertura chinesa, a Europa pode ter que pagar pelo fornecimento spot para vencer a concorrência do mercado asiático antes do próximo inverno.

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar