Mercado

FMI prevê índice de crescimento mais baixo para a economia global desde 1990

O Fundo Monetário Internacional espera que o crescimento econômico global caia abaixo de 3% em 2023 e permaneça em torno de 3% nos próximos cinco anos, disse a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, no dia 06 de abril.

A previsão de crescimento de médio prazo é a mais baixa desde 1990, e bem abaixo da média de crescimento de 3,8% observada nas últimas duas décadas.

Georgieva disse que ações de política monetária e fiscal fortes e coordenadas para responder à pandemia e à invasão da Ucrânia pela Rússia impediram um resultado muito pior nos últimos anos, mas as perspectivas de crescimento permaneceram fracas no curto e no médio prazo, devido à alta persistente da inflação.

O crescimento caiu quase pela metade para 3,4% em 2022, após o choque da guerra da Rússia na Ucrânia, em relação à recuperação de 6,1% observada em 2021.

Ela disse que a Índia e a China representarão metade do crescimento global em 2023, mas cerca de 90% das economias avançadas verão um declínio em sua taxa de crescimento este ano.

Fonte
CNN Brasil
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar