EuroChem divulga planos de crescimento, incluindo expansão da unidade em Serra do Salitre
Durante a Exposibram 2024, que ocorreu entre os dias 9 e 12 deste mês, Gustavo Bastide Horbach, CEO da EuroChem no Brasil, destacou o papel estratégico da empresa no agronegócio e mineração, em entrevista a Brasil Mineral. A operação do projeto Serra do Salitre, iniciado em março, está em fase de ramp up, com produção crescente de fertilizantes e ácido sulfúrico, visando alcançar 1 milhão de toneladas em 2025, frente a meta de 400 mil toneladas estabelecida até o final de 2024.
A EuroChem investiu US$ 1 bilhão na construção da unidade em Serra do Salitre, parte dos US$ 3 bilhões já aplicados no Brasil. O objetivo principal da empresa é fortalecer a produção local de fertilizantes, suprindo a necessidade brasileira de reduzir importações, que hoje chegam a 85% da demanda nacional. Além disso, a empresa preza por um bom relacionamento com a comunidade local, o que deverá favorecer a expansão das operações em parceria com investidores.
Horbach também ressaltou a atratividade do Brasil para novos investimentos, devido à alta dependência de importação de potássio e fósforo, nutrientes fundamentais. A EuroChem, que conta com operações globais, considera o Brasil estratégico para aumentar a produção de fertilizantes.
O CEO enfatizou que o foco da empresa é operar de maneira eficiente, melhorar a logística e conectar a produção brasileira com centros internacionais, garantindo maior competitividade no mercado interno.
Adaptado GlobalKem | 18 de setembro de 2024