Mercado

Euro Chlor lança estratégia para o futuro sustentável da indústria de cloro-álcalis na Europa

A Euro Chlor (Bruxelas, Bélgica), a associação europeia de fabricantes de cloro -álcalis, divulgou sua mais recente estratégia para a sustentabilidade da indústria de cloro-álcalis até 2050.

A estratégia, divulgada na assembleia geral anual da associação na sexta-feira, “define como o setor pretende ser até 2050, bem como a direção planejada para garantir que a indústria europeia de cloro-álcalis seja segura, competitiva e verde e esteja aqui para o benefício da Europa em 2050”, afirma. O trabalho na estratégia começou na corrida para o terceiro Programa de Sustentabilidade de 10 anos da Euro Chlor cobrindo 2021-2030, e se baseia na própria visão do Cefic de meados do século, lançada no ano passado. A Euro Chlor é um grupo setorial da Cefic, a associação europeia da indústria química. A estratégia 2050 também aborda algumas necessidades futuras da sociedade europeia no contexto do Acordo Verde da UE, afirma.

A Euro Chlor visa manter a segurança como sua principal prioridade, bem como aumentar seu foco no transporte seguro dos produtos de seus membros. Ela também “planeja contribuir para as ambições neutras do clima da Europa, concentrando-se ainda mais em sua busca pela eficiência energética e investigando mais de perto sua pegada de carbono”, afirma. Isso inclui determinar o papel da indústria de cloro-álcalis em um futuro mais eletrificado e mais verde e “buscar 100% de utilização de hidrogênio”, o que ajudará a manter a indústria competitiva, afirma. Ele também “fechará melhor o ciclo em seus próprios processos de produção e trabalhará junto com os usuários downstream para aumentar a circularidade na cadeia de valor do cloro downstream”, acrescenta.

A indústria de cloro-álcalis da Europa concluiu a eliminação gradual da tecnologia de células de mercúrio nas fábricas de cloro da Europa em 2018, com um programa contínuo para descartar com segurança o mercúrio líquido por meio da conversão em sulfeto de mercúrio e armazenamento seguro em minas de sal até o final de 2022. No final de 2018, os membros da Euro Chlor relataram 2.947 toneladas métricas de mercúrio líquido no local, com 1.146 toneladas métricas sendo convertidas em 2018. Isso significa que estamos na meta de cumprir o prazo de 2022”, observou Baune.

Fonte
MRC Plast
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar