Mercado

EUA apresentou alta de 0,4% no IPC em março

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos aumentou 0,4% em março, igualando a variação ao mesmo patamar observado no mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho norte-americano. Na análise anual, a inflação registrou 3,5% a mais em relação aos 3,2% do mês anterior.

O núcleo do CPI – que exclui as variações nos preços de alimentos e energia, subiu 0,4% na comparação mensal, também registrando a mesma alta de fevereiro. O avanço anual do núcleo foi de 3,8%.

Os resultados foram impulsionados principalmente pelos índices de Moradia, que apresentou alta de 0,4%, e pelo índice de gasolina, com +1,7%. Ainda, mesmo com menor participação, o grupo de Energia (inclui eletricidade e gás natural) teve alta de 1,1%, enquanto o índice de alimentos avançou 0,1% em março.

O avanço na inflação reflete o custo de vida para os cidadãos americanos, além de impactar significativamente a política monetária e os mercados financeiros, podendo trazer implicações inclusive para o setor industrial e o mercado de químicos.

Adaptado GlobalKem | 10 de abril de 2024

Fonte
InfoMoney
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar