Enquanto a unidade da Unipar em Bahia Blanca (Argentina) segue paralisada, a fábrica de Camaçari (Bahia) já tem data para inauguração

Na última segunda-feira (10), a Unipar anunciou ao mercado que a unidade de Bahia Blanca, localizada na Argentina, paralisou suas atividades produtivas no dia 7 de março, em função de chuvas torrenciais que atingiram a cidade, causando graves inundações, devastação da região e afetando a cadeia logística de suprimentos e locomoção. O volume de chuva recebido pela região foi de 400 milímetros, o que corresponde a 70% do que normalmente cai em um ano, ressaltando a gravidade do cenário climático. Neste sentido, uma vez que a unidade não tem data prevista para normalização das atividades, parte dos volumes produzidos no Brasil poderão ser exportados para suprimento da demanda argentina, reduzindo a oferta de insumos como Ácido Clorídrico e Soda Cáustica dentro das próximas semanas no mercado nacional.
Ainda essa semana, a empresa também informou que irá inaugurar sua nova fábrica em Camaçari (BA) no dia 3 de abril. O projeto foi anunciado em 2022 e, de acordo com dados iniciais, terá capacidade operacional para produzir até 10 mil toneladas de Cloro, 12 mil toneladas de Soda Cáustica, 25 mil toneladas de Ácido Clorídrico e 20 mil toneladas de Hipoclorito de Sódio anualmente. O empreendimento marca o início da presença da empresa da Unipar na região Nordeste. Atualmente, a empresa conta com três unidades, duas no estado de São Paulo, localizadas nos municípios de Cubatão e Paulínia, e uma em Bahia Blanca, na Argentina.
Autoral GlobalKem | 13 de março de 2025