Mercado

Dezembro deve ter consumo de energia 11,1% maior, segundo ONS

O consumo de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) em dezembro é projetado para atingir 80.306 megawatts médios (MWmed), representando um aumento de 11,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Para o Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de carga do país, a expectativa é encerrar dezembro com 45.614 MWmed, um aumento de 12,5% em termos anuais. No Sul, a projeção é de 13.605 MWmed (+1,7%). No Nordeste, a estimativa é de 13.655 MWmed(+14,8%), enquanto no Norte, a projeção de consumo é de 7.432 MWmed (+15,2%).

A Energia Natural Afluente (ENA) no Sudeste/Centro-Oeste é estimada em 66% da média histórica; no Sul, a ENA foi estimada em 272% da média; para o Nordeste, o número é projetado em 19% da média histórica, enquanto no Norte, a quantidade de água que chega aos reservatórios para geração de energia deve atingir 35% da média.

O Custo Marginal da Operação (CMO) para a semana de 09 a 15 de dezembro permanece inalterado em R$ 0,00 por megawatt-hora (MWh), mantendo-se nesse patamar desde o final de 2022 devido às condições favoráveis para a produção de energia nas hidrelétricas.

O aumento do consumo de energia no SIN pode impactar a indústria química, uma vez que a demanda por eletricidade é um componente essencial em seus processos produtivos, especialmente na fabricação de Cloro e Soda Cáustica. O acréscimo de 11,1% em relação ao ano anterior, associado a variações na disponibilidade hídrica em diferentes regiões do país, pode resultar em desafios operacionais e custos adicionais para as empresas do setor.

Adaptado GlobalKem | 11 de dezembro de 2023

Fonte
IstoÉ Dinheiro
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar