Mercado

Depois de queda da Selic, cresce a confiança da indústria

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou de 51,1 para 53,2 pontos, um avanço de 2,1 pontos. Esse fato evidencia que o indicador começa a se afastar da linha divisória entre otimismo e pessimismo, de 50 pontos.

O Índice de Condições Atuais, que também compõe o ICEI, teve avanço de 1,8 ponto, indo de 45,5 para 47,3. Apesar do aumento, continua abaixo da linha divisória dos 50 pontos e demonstra condições de piora, mas estando perto da linha divisória, indica que a piora é menos intensa e está se aproximando da neutralidade.

Por sua vez, o Índice de Expectativas subiu de 53,9 para 56,2, o que representa expectativas mais otimistas para o próximo semestre. Esse é composto por expectativas quanto à economia – aumentou de 48,2 para 51,5 – e por expectativas quanto à própria empresa – de 56,7, foi para 58,6.

Segundo o gerente da análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a confiança está notavelmente mais forte e foi a primeira vez em 10 meses em que as expectativas sobre a economia superaram a linha divisória dos 50 pontos, demonstrando otimismo.

Adaptado GlobalKem | 15 de agosto de 2023

Fonte
Portal da Indústria
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar