Mercado

Demanda de PVC deve crescer em 2023

O PVC, conhecido por sua resistência, durabilidade e propriedades versáteis, é amplamente utilizado em diversos setores industriais. O segmento da construção civil é um dos maiores setores consumidores, empregando-o na produção de tubos, conexões, janelas, portas, revestimentos, pisos e outros.

Além disso o PVC também é aplicado em outras indústrias, como a de materiais elétricos, na qual é utilizado para a fabricação de cabos, fios elétricos, componentes eletrônicos e isolamento. Na indústria automotiva é utilizado na produção de revestimento de painéis, estofamentos, mangueiras e capas. A Industria de embalagens também conta com o PVC para a produção de filmes plásticos flexíveis utilizados em embalagens de alimentos, produtos farmacêuticos e cosméticos. E na indústria de dispositivos médicos, é utilizado para a fabricação de dispositivos como tubos de infusão, bolsas de sangue, cateteres e luvas cirúrgicas.

O Brasil tem se destacado como um importante produtor e consumidor. Empresas como a Braskem, Unipar Carbocloro e Mexichem são importantes players deste mercado. Segundo o presidente da Amanco Wavin, apesar da baixa demanda percebida nos últimos meses, a empresa espera crescimento para 2023. Otimismo esse que é traduzido pelo investimento anunciado de 200 milhões em expansão de capacidade produtiva para 2023.

Um dos fatores que podem contribuir para este cenário positivo é o Marco Legal do Saneamento. Segundo dados publicados pelo Instituto Trata Brasil, 35 milhões de pessoas não possuem acesso à água tratada e 100 milhões não possuem acesso à coleta de esgoto. A meta do programa é proporcionar acesso à água potável para 99% da população e a esgoto tratado para 90% até 2033. Os investimentos realizados já somaram R$ 55 bilhões, desde o início do programa em 2020, e deverá movimentar outros R$ 25 bilhões em 2023. Portanto, os setores da indústria voltados a construção civil e saneamento, como a do PVC, deverão se beneficiar desta demanda.

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar