Mercado

Crise energética da Europa será ainda pior no próximo inverno se guerra na Ucrânia não acabar, alerta Paolo Gentiloni 

Se a guerra da Rússia na Ucrânia não terminar até o próximo inverno, os problemas energéticos da Europa vão piorar drasticamente, alertou Paolo Gentiloni, comissário europeu.

“De acordo com nossa previsão, poderíamos começar a recuperação já em meados de 2023 e poderíamos ter uma queda na inflação no segundo semestre de 2023”, disse Gentiloni à Euronews na terça-feira, 22 de novembro.

“Ao mesmo tempo, é claro, sabemos que, se não formos capazes de encerrar a guerra (da Ucrânia), os riscos para a energia no próximo inverno, não neste, mas no próximo inverno, podem ser ainda piores do que aqueles que estamos enfrentando agora.”

Durante o verão, os países da UE correram para encher seus estoques subterrâneos de gás antes que o cortassem permanentemente a maioria dos suprimentos em retaliação às sanções ocidentais.

Não está claro como o bloco conseguirá repetir esse feito sem nenhum gás russo, mesmo que consiga garantir suprimentos adicionais de gás natural liquefeito (GNL) de outros fornecedores.

“No segundo semestre de 2023, teremos uma situação melhor do que agora. Mas isso também depende da evolução da crise geopolítica que enfrentamos aqui na Europa.”

Fonte
EuroNews
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar