Mercado

Conflitos entre Israel e Gaza se intensificam e podem impactar os mercados

Os recentes conflitos entre Israel e Palestina, os mais graves em 50 anos, aumentaram as chances de uma nova guerra oficial no Oriente Médio. A região, rica em petróleo, desperta temores globais de desabastecimento. Apesar de Israel e Gaza não serem grandes produtores, os países ao redor são e pode haver dificuldades logísticas. Há preocupações de envolvimento dos EUA e do Irã, com os EUA enviando reforços ao Estreito de Ormuz, importante via de exportação de petróleo, enquanto o Irã nega qualquer participação nos ataques.

Após um mês de altas volatilidades devidas aos cortes feitos pela Rússia e Arábia Saudita, com os preços beirando os 100 dólares por barril, o preço do petróleo já voltou a subir. Pouco tempo após as reduções, as notícias sobre a nova guerra já elevaram o preço do barril e deve deixar a volatilidade elevada.

Os preços do petróleo subiram mais de 4% na manhã do dia 09 (equivalente a 3,37 dólares), oscilação comum aos conflitos no Oriente Médio, por mais que o fornecimento não tenha sofrido impacto algum até o momento.

A elevação dos preços do barril faz com que aumentem os preços de outros produtos derivados deste óleo, como o diesel, polímeros e enxofre. A partir disso, sobem também os preços de outros produtos como Cal, Ácido Sulfúrico e Enxofre. Os preços da energia possuem correlação com os preços do petróleo, impactando também as cotações do Gás Natural e, por sua vez, outros produtos dependentes da energia, como a Soda Cáustica.

Adaptado GlobalKem | 11 de outubro de 2023

Fonte
Investing
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar