Mercado

Confiança Empresarial encerra primeiro trimestre de 2024 em alta  

Após queda de fevereiro, que interrompeu uma sequência de oito meses de crescimento, o índice de Confiança Empresarial (ICE), apresentado pela FGV IBRE, voltou a registrar alta, passando de 94,1 para 94,7 pontos (+0,6 ponto).

O resultado deve-se ao destaque do setor industrial, enquanto o setor de serviços tem apresentado certa desaceleração. Ainda, segundo o Economista da FGV IBRE – Rodolpho Tobler – a evolução dos indicadores de expectativas e a presença de um cenário macroeconômico mais favorável, elevam as expectativas quanto a uma aproximação da confiança empresarial ao nível de 100 pontos nos próximos meses.

Em março, o índice de Expectativas Empresariais (IE-E) avançou 1,4 ponto, registrando 94,1 pontos. Tal resultado foi impulsionado principalmente pela melhora na percepção sobre a demanda prevista para os próximos três meses, especialmente na Indústria e Serviços.

O índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) apresentou queda de 0,2 ponto no último mês fechado, recuando para 95,3 pontos. A redução foi decorrente a uma queda leve nos componentes Demanda Atual e Situação Atual dos Negócios.

A Confiança da Indústria segue em processo de desaceleração após período de alta, recuando 0,9 ponto no mês de março. No entanto, por uma perspectiva positivista em relação a contratações e ao aumento da demanda, a confiança deve-se elevar a patamares cada vez mais próximos ao nível de neutralidade (100 pontos). O índice de confiança no setor de Construção também recuou, atingindo 96,6 pontos.

Em contrapartida, os índices referentes aos setores de Construção e Comércio aumentaram, com altas de 1,6 e 0,9 ponto, respectivamente, por conta do otimismo em relação ao futuro empresarial.

Adaptado GlobalKem | 02 de abril de 2024

Fonte
IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar