Mercado

Confiança Empresarial caiu 0,7 ponto em setembro de 2023

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Gerúlio Vargas (FGV IBRE) caiu 0,7 ponto em setembro, para 94,1 pontos. Com a queda, o índice registra o quarto mês consecutivo em uma faixa de confiança moderadamente baixa, entre 94 e 95 pontos.

Abaixo do nível considerado neutro (100 pontos), resultados são heterogêneos entre os setores. Enquanto os setores de Serviços e Construção indicam resiliência, a Indústria e o Comércio passam por uma fase de desaceleração. Dentro do setor da construção, as expectativas vêm se tornando menos otimistas, mesmo sendo um segmento que ainda prevê ambientes favoráveis nos próximos meses.

O índice de confiança costuma antecipar investimentos e contratações nos meses seguintes, sendo os índices baixos um indicativo de lentidão econômica.

O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

Em setembro, a confiança recuou em todos os quatro grandes setores, exceto no da Construção.  A confiança da Indústria caiu pelo terceiro mês seguido, atingindo o menor nível desde julho de 2020: 91,0 pontos. A confiança de Serviços recuou 0,5 ponto, para 96,9 pontos, e a do Comércio, 1,6 ponto, passando para 92,2 pontos. No sentido contrário, a confiança da Construção subiu 2,2 pontos, alcançando 98,1 pontos, o maior nível entre os quatro setores.

Adaptado GlobalKem | 04 de outubro de 2023

Fonte
FGV IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar