Mercado

Confiança dos consumidores sobe 2,7 pontos em dezembro

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE subiu 2,7 pontos em dezembro, para 88,0 pontos, após cair nos últimos dois meses. Em médias móveis trimestrais, o índice recua 0,3 ponto, para 87,3 pontos após subir nos últimos cinco meses.

“Após dois meses de queda, a confiança dos consumidores sobe recuperando parte das perdas sofridas. A melhora da confiança reflete um aumento do otimismo em relação aos próximos meses”, afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens.

Em dezembro, a alta do ICC foi influenciada pela melhora das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) avançou 4,3 pontos, para 100,3 pontos, alcançando o melhor resultado desde dezembro de 2019.. Enquanto o indicador que mede a satisfação sobre a situação econômica recuou 2,7 pontos, para 78,8 pontos e chega ao seu pior resultado desde julho de 2021 (77,9 pontos). O indicador que mede o grau de otimismo com a situação econômica geral subiu 4,5 pontos para 115,1 pontos devolvendo a queda observada no mês passado. Na contramão, a intenção de compra de bens duráveis continua instável e caiu 4,7 pontos para 80,8 pontos.

Fonte
FGV
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar