Confiança do Comércio se mantém estável em dezembro
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do FGV IBRE manteve-se relativamente estável em dezembro, ao variar 0,2 ponto, para 86,7 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou pelo quarto mês consecutivo, em 1,8 ponto, para 87,5 pontos
Em dezembro, houve alta em quatro dos seis principais segmentos do setor. O resultado positivo no mês foi influenciado pela melhora do Índice de Expectativas (IE-COM) que avançou 4,3 pontos, para 88,3 pontos.
Em direção contrária, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 3,9 pontos, para 85,5 pontos, menor nível desde janeiro deste ano (79,9 pontos).
Após resultados negativos nos últimos meses, a confiança do comércio encerra o quarto trimestre 5,1 pontos abaixo do imediatamente anterior. O ISA-COM se aproximou do nível de neutralidade em junho (98,9 pontos), mas sofreu quedas consecutivas no segundo semestre. Nas expectativas, também houve queda, mas em ritmo menos intenso.
As flutuações no ICOM podem ser indicativas não apenas das condições gerais do mercado, mas também dos desafios específicos enfrentados pelo setor químico. Essas variações podem influenciar na demanda de produtos que impactam segmentos consumidores de insumos industriais, como a fabricação de embalagens, alimentos, veículos, entre outros.
Adaptado GlobalKem | 28 de dezembro de 2023