Mercado

Confiança da indústria sobe 2,4 pontos em março

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE subiu 2,4 pontos em março, para 94,4 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (95,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, após cinco meses de queda consecutiva e um de estabilidade, esse é o primeiro resultado positivo variando 0,4 ponto para 93,2 pontos. 

“Após dois meses em queda, a confiança da indústria voltou a subir em março influenciada pela melhora das expectativas em relação aos próximos meses. Há uma perspectiva mais favorável para a produção e novas contratações que parece mirar um horizonte melhor da tendência dos negócios nos próximos seis meses. Contudo, os empresários ainda percebem dificuldades, enfrentando os problemas no escoamento dos estoques, fruto do nível baixo de atividade no momento. Apesar da sinalização positiva, é necessário cautela considerando o cenário ainda de alta incerteza econômica.” comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.

Em março, houve alta da confiança em 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela Sondagem. O resultado reflete maior otimismo nas perspectivas em relação aos próximos meses, apesar da piora da percepção sobre a situação atual.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria subiu 0,3 ponto percentual, para 79,0%, após recuar por oito meses consecutivos.

Fonte
FGV
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar