O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE subiu 0,8 ponto em agosto, para 100,3 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais o índice também avança, em 0,2 ponto.
“A alta do ICI em agosto mostra que o setor mantém um bom nível de atividade no terceiro trimestre. A melhora do ambiente de negócios no mês foi possivelmente influenciada pela descompressão de custos com a queda de preços de combustíveis e energia. Os níveis de demanda ainda estão positivos e os estoques se mantêm equilibrados, apesar do cenário ainda problemático quanto ao suprimento de alguns tipos de insumos. Esse quadro favorável se reflete nas previsões ainda favoráveis para a evolução do emprego no setor nos três meses. Nos demais quesitos que medem expectativas em relação ao futuro próximo, nota-se alguma cautela dos empresários frente a um segundo semestre de eleições e manutenção de juros mais elevados”, comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria se mantém estável ao variar -0,1 ponto percentual em agosto, para 82,2%.