Confiança da indústria segue baixa pelo terceiro mês consecutivo, aponta CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou leve alta de 0,1 ponto em março, passando de 49,1 para 49,2 pontos, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No entanto, o crescimento foi insuficiente para superar a marca dos 50 pontos, que separa otimismo de pessimismo, mantendo a falta de confiança dos empresários pelo terceiro mês seguido.
Desde o início de 2025, o setor industrial não demonstra confiança, reflexo da desaceleração econômica observada no final do ano passado. Claudia Perdigão, especialista em Políticas e Indústria da CNI, destaca que a queda no consumo das famílias e o desempenho fraco do PIB no quarto trimestre reforçaram esse cenário de incerteza.
O Índice de Condições Atuais caiu 0,4 ponto, atingindo 44 pontos em março, sinalizando que os empresários avaliam a situação atual das empresas e da economia como pior do que há seis meses. Por outro lado, o Índice de Expectativas subiu 0,3 ponto, chegando a 51,8 pontos, impulsionado por uma visão mais otimista sobre os negócios individuais, embora as perspectivas para a economia continuem negativas.
A CNI alerta que a confiança da indústria deve seguir abaixo dos 50 pontos nos próximos meses, influenciada pelo impacto de uma política monetária ainda restritiva. A retomada da confiança dependerá da redução de pressões sobre a atividade econômica, o que, por ora, segue incerto.
Adaptado GlobalKem | 18 de março de 2025