Mercado

Confiança da Indústria recuou 0,9 pontos em março

Após estabilidade registrada no mês de fevereiro, o índice de Confiança da Indústria (ICI) alcançou o valor de 96,5 pontos – 0,9% a menos em comparação ao mês anterior. No entanto, em relação às médias móveis trimestrais, o ICI avançou 0,3 pontos, adotando 97,1 pontos.

Apesar da redução vista em março, a confiança da indústria tem registrado um momento de acomodação, após períodos conflituosos por falta de demanda e irregularidade de estoques. Ainda, segundo a fonte, o desenvolvimento da nova política industrial e da reforma tributária podem gerar ganhos de confiança do setor nos próximos meses.

O cenário de queda observado no mês vigente é resultado da queda da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais investigados pela sondagem – os quais refletem piora atualmente e não possuem boas expectativas para o futuro. O índice de Situação Atual caiu 1,4 pontos e o referente a Expectativa, 0,4 pontos.

Tratando sobre os estoques, é observado que houve piora de 2,5 pontos no mês. Entretanto, por mais que o valor atual (102,5 pontos) esteja próximo ao nível neutro (100), por estar acima de 100 pontos, sinaliza que a indústria está operando com estoques acima do desejável. Um dos direcionadores pode ter sido a demanda, que caiu 1,2 ponto.

Ainda, houve piora de 2,6 pontos no índice que mensura a produção nos próximos três meses, avanço de 0,7% no seguimento de tendência dos negócios, e aumento de 0,5 pontos no indicador que mensura o ímpeto sobre contratações. O nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria subiu 0,5% em março, registrando 81,3%.

A variação do índice de Confiança da Indústria impacta os mais variados setores, inclusive o da indústria química. Sendo assim, pode impactar o mercado de insumos como o Ácido Sulfúrico, Ácido Fosfórico, Soda Cáustica, dentre outros.

Adaptado GlobalKem | 26 de março de 2024

Fonte
FGV/IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar