Mercado

Braskem registra EBITDA Recorrente de US$211 milhões no último trimestre de 2023

A Braskem, petroquímica brasileira líder na produção de resinas termoplásticas nas Américas, divulgou, nesta terça-feira, os seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2023 (4T23). O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA, em inglês) do período foi de 211 milhões de dólares, cerca de 24 milhões de dólares a mais do que no trimestre anterior. E o saldo líquido foi de prejuízo de US$ 317 milhões, valor menor do que o registrado no 3T23.

Segundo a empresa, as vendas dos principais químicos (Soda Cáustica e Dicloro Etano) tiveram aumento de 2% em relação ao trimestre anterior – de 547 kton para 559 kton – enquanto as vendas de resinas apresentaram redução de 11%, também em relação ao período antecedente.

Ainda, perante o overview operacional nacional, também apresentado pela empresa, observa-se que a demanda por resinas (PE, PP e PVC) no mercado brasileiro registrou queda de 6% em comparação ao 3T23, devido a menor demanda pelos setores de embalagens, higiene e eletrodomésticos – por polietileno e polipropileno – e pelo processo de desestocagem da cadeia de transformação, que reduziu o consumo de PVC.

A capacidade produtiva das centrais petroquímicas também decaiu (-2 p.p.), em relação ao observado no 3T23, explicada pela parada programada para manutenção na central da Bahia (50 dias parada), pela menor oferta de matéria-prima para a central de São Paulo e vista a adequação da produção dentre a menor demanda global.

A redução do volume de vendas de resinas é resultado do desaquecimento do mercado consumidor de PP, PE e PVC. E no caso dos químicos, a alta registrada demonstra a normalização da produção por parte de alguns fornecedores que realizaram paradas nos últimos meses.

Adaptado GlobalKem | 20 de março de 2024

Fonte
Braskem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar