Mercado

Braskem avalia expansão no Rio de Janeiro, além de outros investimentos a médio prazo

A Braskem, principal produtora de resinas termoplásticas nas Américas, está negociando com a Petrobras os preços do gás natural para uma possível ampliação do complexo petroquímico do Rio de Janeiro, anteriormente conhecido como Riopol. Segundo Pedro Freitas, vice-presidente de finanças, suprimentos e relações institucionais da companhia, o projeto é relevante devido à proximidade com o pré-sal e à regulamentação do gás natural, que pode aumentar a disponibilidade de etano, uma matéria-prima petroquímica.

Outro investimento da empresa tem sido na expansão da Wize, produtora de plásticos reciclados, e avalia entrar no setor de combustível sustentável de avião (SAF) no Sul do país. A empresa também busca medidas estruturais, como revisões de alíquotas antidumping sobre PVC e polietileno, para fortalecer sua capacidade de investimento.

Freitas destacou que a nova demanda gerada pelo marco regulatório do saneamento básico impulsiona a ampliação da produção de PVC em Alagoas e na Bahia, com conclusão prevista em um ano e meio. A Abiquim, por sua vez, está em diálogo com o governo sobre incentivos à transição energética e à mudança de matéria-prima para etano ou fontes renováveis.

Adaptado GlobalKem | 26 de novembro de 2024

Fonte
BPMoney
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar