Braskem apresenta bons resultados no 3º trimestre de 2024
A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas na América Latina, divulgou seu Relatório de Produção e Vendas referente ao terceiro trimestre de 2024, apresentando uma melhora nos spreads do mercado internacional, impulsionada por fatores como os altos custos de fretes marítimos e paradas programadas e não programadas em várias regiões. No entanto, o conflito no Mar Vermelho continuou a afetar o comércio e a precificação de produtos petroquímicos.
No Brasil, a retomada das operações no polo petroquímico do Rio Grande do Sul foi essencial para o aumento de 5% da taxa de utilização do segmento Brasil/América do Sul. Como resultado, as vendas no mercado brasileiro cresceram 6% em relação ao trimestre anterior, impulsionadas pela maior demanda nos setores de higiene, limpeza, construção civil e saneamento.
Nas exportações, a Braskem registrou um aumento de 21% em comparação com o 2º trimestre, refletindo a maior oferta de produtos para venda e melhores oportunidades comerciais na América do Sul.
Nos Estados Unidos e na Europa, a taxa de utilização das plantas de polipropileno (PP) foi reduzida devido a paradas programadas de manutenção. No México, o volume de vendas de polietileno (PE) foi menor em relação ao trimestre anterior, devido à redução na demanda e gestão de estoques.
A Braskem continua enfrentando desafios, como a menor demanda em certos mercados, mas mantém os esforços para fortalecer suas operações e explorar oportunidades comerciais, especialmente após a conclusão de projetos de aumento de capacidade, como o Eteno Verde.
Adaptado GlobalKem | 24 de outubro de 2024