Mercado

Banco da China mantem taxas de juros de referência para empréstimos

O Banco do Povo da China (PBoB) manteve inalterada a taxa de juros de referência para empréstimos (LPR – Loan Price Rate), em 3,45% no dia 19 de setembro. Essa taxa foi cortada em 2022, de 3,55% para o valor atual, 3,45%. Já a taxa para empréstimos de 5 anos continua inalterada, a 4,2%. Essa decisão está diretamente relacionada à reunião do Banco Central dos Estados Unidos, na qual será determinada a taxa básica de juros do país, que deve mostrar seus resultados na tarde do dia 20 de setembro.

A bolsa de valores chinesa também fechou em baixa no dia 19, após o anúncio da manutenção da LPR. Esses resultados refletem a situação chinesa onde a economia doméstica e a moeda nacional estão enfraquecidas.

Em resumo, a decisão do Banco do Povo da China de manter a taxa de juros de referência para empréstimos está em linha com o esforço de equilibrar a estabilidade da economia e da moeda em meio às incertezas globais. A manutenção reflete a preocupação em não atrair volatilidade excessiva nos mercados financeiros e na moeda chinesa, enquanto se aguarda a decisão do Federal Reserve (Fed) dos EUA. A escolha entre estimular a economia ou fortalecer o a moeda chinesa continua sendo um desafio delicado, e as autoridades do país buscam encontrar o equilíbrio adequado para enfrentar os desafios econômicos em curso.

Adaptado GlobalKem | 20 de setembro de 2023

Fonte
PBoC
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar