Atividade industrial do Brasil se recupera e registra 53,2 em setembro
O índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil acelerou para 53,2 em setembro, se recuperando da queda observada no mês anterior, quando o índice alcançou 50,4.
O resultado de avanço veio como reflexo da melhora nas condições da indústria do país, devido ao aumento da produção, criação de empregos fortalecida e crescimento das vendas internas. Em contrapartida, por mais que a situação esteja mais favorável para os produtores, as pressões sobre os fornecedores aumentaram, com maiores prazos de entrega, à medida que a demanda por insumos aumenta por parte das empresas.
Vale ressaltar que as pressões sobre os preços permanecem elevadas, perante custos dos insumos e preços dos bens finais acelerando rapidamente dentro dos dois últimos anos.
Apesar de desafios relacionados a fragilidade da moeda, competitividade internacional e o aumento das exportações, a expectativa dos especialistas é que a atividade industrial permaneça em tendência de alta ao longo dos próximos meses, indicando resiliência do setor.
Adaptado GlobalKem | 02 de outubro de 2024