Mercado

Atividade econômica brasileira fica estável em fevereiro, aponta FGV

O Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicou que a economia brasileira permaneceu estagnada em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês de 2024, no entanto, houve crescimento de 2,7%, enquanto o avanço acumulado em 12 meses chegou a 3,1%.

Segundo Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, a estabilidade é resultado de um cenário misto: “Crescimentos na indústria e nos investimentos foram compensados por quedas no consumo, agropecuária e exportações. O setor de serviços também ficou parado, o que reforça a perda de ritmo da economia.”

A análise trimestral interanual mostra que o consumo das famílias cresceu 2,7% no trimestre móvel encerrado em fevereiro, embora apresente sinais de desaceleração desde novembro de 2024. Todas as categorias de uso mostraram crescimento mais contido.

Os investimentos, medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), cresceram 8,2% no mesmo período, ainda que em trajetória de desaceleração desde o terceiro trimestre do ano passado.

Já as exportações registraram queda de 2,8%, com destaque negativo para os produtos agropecuários e minerais. Em contrapartida, as importações subiram 15,2%, impulsionadas por um forte aumento na compra de bens de capital, especialmente plataformas de petróleo.

Apesar das incertezas externas e da tendência de alta nos juros internos, o cenário atual ainda não aponta retração econômica.

Adaptado GlobalKem | 15 de abril de 2025

Fonte
FGV Ibre
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar