MercadoNotícias

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recua em março

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 0,4 ponto em março de 2022, de 55,8 pontos para 55,4 pontos. O resultado demonstra leve queda da confiança em relação a fevereiro.

Apesar da queda, o índice é indicativo de que a Indústria segue confiante em março de 2022, pois segue acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança. O ICEI também mostra que a Indústria está mais confiante que em março do ano passado, quando o índice registrava 54,4 pontos.

Componentes do ICEI

O Índice de Expectativas caiu 0,6 ponto, para 58,6 pontos, indicando expectativas ainda otimistas para os próximos seis meses, porém um pouco mais fracas e menos disseminadas que em fevereiro.

Já o Índice de Condições Atuais caiu 0,2 ponto, por conta de uma piora na percepção das condições atuais das próprias empresas por parte dos empresários. O índice de condições atuais da própria empresa recuou de 50,6 pontos para 49,7 pontos, ou seja, para valor inferior a linha divisória de 50 pontos. Pela primeira vez desde abril de 2021 os empresários industriais passam a perceber piora nas condições da própria empresa em relação aos últimos seis meses.

A percepção da Indústria em relação às condições atuais da economia brasileira segue negativa – a última vez que o índice de condições atuais da economia brasileira superou a linha divisória de 50 pontos foi em agosto de 2021. Essa percepção, porém, vem ficando cada vez menos negativa nos últimos meses.

Fonte
Portal da Indústria
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar