Geopolítica

Preço do gás natural na Europa cai para valor mais baixo dos últimos 18 meses

Os preços de referência do gás natural caíram quase 5% no dia 03 de março, atingindo espantosos US$52 por megawatt-hora, o nível mais baixo desde setembro de 2021. 

No último ano, a Rússia – o maior fornecedor da Europa – reduziu drasticamente suas exportações de gás, em retaliação às sanções impostas pela União Europeia ao país por conta da guerra na Ucrânia. Essa queda substancial do preço do gás natural demonstra, portanto, uma reviravolta notável e uma excelente notícia para o continente europeu que, apenas alguns meses atrás, enfrentava escassez e a possibilidade de apagões sem precedentes. A queda dos preços reduzirá ainda mais o risco de recessão na Europa.

Vários fatores inusitados foram os responsáveis pela queda agressiva dos preços do gás na Europa. O clima, que foi excepcionalmente quente neste inverno, provavelmente foi o principal fator. É claro, houveram também diversos esforços e incentivos para economizar energia e gás, além da incansável busca por fornecedores alternativos para abastecer as instalações de armazenamento de gás europeias.

No dia 02 de março, os depósitos de gás em toda a União Europeia estavam 65% cheios, de acordo com a Gas Infrastructure Europe, órgão responsável pelo armazenamento e distribuição do produto. Isso está bem acima da média de 45% da UE dos últimos cinco anos.

O bloco também aumentou as importações de gás natural da Noruega e também de gás natural liquefeito (GNL), principalmente dos Estados Unidos e do Catar.

Fonte
Sociedade Militar
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar