MercadoNotícias

Gás natural sobe 16% antes de tempestade de inverno

Os contratos futuros de gás natural dispararam na quarta-feira nos EUA, enquanto os mercados de energia se preparam para uma poderosa tempestade de inverno que ameaça inviabilizar a produção assim que a demanda aumenta. O último pico manterá os custos de aquecimento doméstico para milhões de americanos elevados, aumentando uma longa lista de dores de cabeça inflacionárias. Os contratos futuros de gás natural subiram 16% na quarta-feira, fechando em US$ 5,50 por milhão de unidades térmicas britânicas (BTU). Isso está perto do nível mais alto desde novembro passado. Os contratos futuros de gás natural subiram 55% desde que caíram para US$ 3,56 em 30 de dezembro.

O comércio de gás natural pode ser extremamente volátil, especialmente durante o inverno, quando a oferta e a demanda podem oscilar acentuadamente.

Analistas culparam as previsões por uma grande tempestade de inverno que deve trazer neve e gelo para grande parte dos Estados Unidos. Mais de 100 milhões de pessoas estão sob alertas climáticos de inverno, das Montanhas Rochosas à Nova Inglaterra – incluindo a potência energética do Texas.

A tempestade provavelmente forçará os americanos a aumentar o calor, aumentando a demanda por gás natural, a maneira mais comum de aquecer as casas.

Ao mesmo tempo, os comerciantes de energia estão prevendo que alguma produção pode ser interrompida devido a temperaturas excepcionalmente frias. Foi o que aconteceu no início do ano passado durante o congelamento profundo e os apagões mortais no Texas, um dos principais produtores de gás natural.

“Quando congela, a infraestrutura tende a quebrar”, disse Robert Yawger, vice-presidente de futuros de energia da Mizuho Securities. “Duvido que o congelamento seja tão ruim quanto no ano passado, mas pode facilmente ter um impacto.”

Fonte
CNN
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar