MercadoNotícias

Explosão de GNL em Freeport deve afetar exportações para a Europa nas próximas semanas

Um incêndio em um dos maiores fornecedores mundiais de gás natural liquefeito colocou em dúvida a frágil segurança energética da Europa e assustou os mercados globais de gás.

A Freeport LNG, produtora de gás natural liquefeito (GNL) no Texas, fechará suas portas por pelo menos três semanas, confirmou a empresa à CNN Business.

“A causa do incêndio na instalação de liquefação da Freeport LNG na Ilha de Quintana continua sob investigação”, disse Heather Browne, porta-voz da empresa.

A Europa comprou estoques globais de GNL nos últimos meses, enquanto tenta se afastar drasticamente das exportações de gás natural da Rússia. 

Os Estados Unidos são o maior fornecedor mundial de GNL, com pouco mais de 20% das exportações globais. A produção da instalação de Freeport LNG representa aproximadamente 18% dessas exportações.

Sem gasoduto direto entre os Estados Unidos e a Europa, as empresas de energia americanas resfriam seu gás natural para exportação a -260 graus Fahrenheit e colocam o gás liquefeito em navios-tanque para transporte no exterior. Esse processo, embora mais complexo do que o transporte terrestre, tornou-se crucial para a Europa atender às suas demandas de energia durante a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A explosão de Freeport pode ser um golpe para essa solução provisória, principalmente se a instalação não voltar a funcionar em breve.

Fonte
CNN
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar