Demanda

Setor automotivo deve fechar 2023 com mercado interno maior, produção estável e retração nas exportações, segundo ANFAVEA

No dia 07 de dezembro, a poucos dias do fim do ano, a Agência Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) divulgou o balanço estimado para o fechamento de 2023 no setor automotivo, junto das previsões para 2024. 2023 fechará como sendo um ano de grande aumento no mercado consumidor de veículos, estabilidade na produção e retração nas exportações.

Segundo a agência, 2023 teve sua primeira metade abaixo do esperado, mas com aumento significativo nas vendas a partir de agosto. Mesmo assim, após esse período, as vendas se alavancaram e a previsão é de fechamento do ano com vendas 8,8% acima das de 2022.

Os segmentos de Caminhões e Ônibus mostraram resultados surpreendentes, com crescimentos de 15,2% e 18,8% no ano, respectivamente.

Mesmo com o crescimento do mercado interno, a produção regrediu 0,5% devido à redução das exportações e aumentos de importações. Segundo a ANFAVEA, 2023 deve fechar com a produção de 2.359 milhões de veículos. Nas previsões para 2024, deve haver crescimento de 4,7% nesse volume.

Com o último ano de intenso crescimento das exportações, 2023 teve performance 17% abaixo. Tal variação pode ser justificada com a redução da participação da Argentina – principal compradora de produtos brasileiros – tendo sido superada pelo México pela primeira vez. Segundo cálculos da ANFAVEA, caso as exportações à Argentina não tivessem diminuído, haveria 95 mil unidades vendidas a mais. Para 2024, a agência prevê crescimento de 2% em cima do que se vê em 2023, com total de 407 mil unidades.

Esse setor brasileiro representa grande fonte de demanda por alguns produtos químicos como Polietileno, Polipropileno, Ácido Sulfúrico e Aço em diversas peças desses veículos, como paralamas, para-choques, cintos de segurança e componentes da carroceria.

Adaptado GlobalKem | 11 de dezembro de 2023

Fonte
ANFAVEA
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar