DemandaMercado

PMI Industrial do Brasil cai em novembro, mas atividade segue em expansão

O índice dos gerentes de compras (PMI) da atividade industrial do Brasil caiu para 52,3 pontos em novembro, segundo dados divulgados no início desta semana, em comparação com os 52,9 pontos registrados em outubro. Apesar da queda, o indicador permanece acima da marca de 50 pontos, o que sinaliza expansão da atividade, embora em ritmo mais lento nos últimos três meses.

De acordo com os dados, a desvalorização do real continua pressionando os custos no setor industrial, refletindo-se em uma alta nos preços dos insumos e, consequentemente, no valor dos produtos vendidos. No entanto, a expansão nos volumes de produção continuaram, refletindo as movimentações de compra dos consumidores.

O setor enfrenta maior concorrência nos mercados internacionais, o que resultou em uma nova queda nas vendas externas. Apesar disso, o otimismo dos empresários se mantém elevado, impulsionado pelas perspectivas de melhora em segmentos como o agrícola e o automotivo, tendo as exportações ainda como uma oportunidade vital de negócio.

O resultado demonstra que, embora os desafios no ambiente externo e os custos elevados persistam, o setor industrial brasileiro mantém um desempenho resiliente, sustentado pela demanda doméstica e pelas expectativas de melhora em setores base.

Adaptado GlobalKem | 04 de dezembro de 2024

Fonte
InfoMoney
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar