
A economia brasileira registrou alta de 1,6% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior, segundo dados do Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgados nesta segunda-feira (19). O resultado, calculado com ajuste sazonal, indica uma reversão na trajetória de desaceleração observada desde o terceiro trimestre de 2024.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento da atividade econômica foi de 3,1%. Somente no mês de março, a alta em relação a fevereiro foi de 1,3%, enquanto a taxa acumulada em 12 meses até março ficou em 3,5%.
O principal destaque do trimestre foi o desempenho da agropecuária, que cresceu 12,2% e teve peso significativo no avanço do PIB. O setor de serviços também contribuiu de forma significativa, com alta de 1,3%, reforçando a recuperação de diversas atividades da economia.
Por outro lado, o setor industrial apresentou estagnação no período. A queda na indústria de transformação, segmento de maior peso dentro da indústria, neutralizou os avanços registrados em outras áreas do setor.
Levando em consideração a demanda, todos os componentes registraram crescimento no primeiro trimestre. O consumo das famílias avançou 2,7%, ainda refletindo uma tendência de desaceleração iniciada no fim de 2024, com redução no ritmo de crescimento de bens duráveis e serviços. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 6,9%, mas segue em trajetória de perda de fôlego, com destaque negativo para o desempenho de máquinas e equipamentos.
As exportações, que enfrentaram retrações ao longo de 2024, voltaram a crescer, com alta de 1,0% no trimestre, impulsionadas principalmente por produtos agropecuários e bens intermediários. Já as importações avançaram 12,8%, seguindo a tendência de enfraquecimento iniciada no final do ano passado, especialmente no segmento de bens de consumo e serviços.
Em termos monetários, a estimativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro tenha alcançado R$ 3,393 trilhões em valores correntes no primeiro trimestre de 2025.
Adaptado GlobalKem | 20 de maio de 2025