Demanda

O gás natural dos EUA despenca mais de 10%, após a pior semana desde 2014

Os contratos futuros de gás natural nos EUA despencaram mais de 10% no dia 6 de dezembro, caindo para o nível mais baixo desde agosto com as previsões de temperaturas de inverno mais altas do que o esperado. A perda de mais de 24% da semana passada foi a pior semana de gás natural desde fevereiro de 2014.

O contrato para entrega em janeiro foi negociado a US $ 3,68 por milhão de unidades térmicas britânicas (MMBtu) por volta das 10h15 em Wall Street, uma queda de 10,9%.

Mais uma vez, o sócio da Capital, John Kilduff, disse que tudo se resume a previsões de tempo pessimistas.

“Continuamos tendo episódios de relativo calor, semanalmente. Isso está mantendo qualquer demanda de aquecimento significativa sob controle ”, disse ele. “A situação de armazenamento também melhorou nas últimas semanas, com os estoques de gás natural atingindo níveis normais, em relação à média de cinco anos, superando um déficit significativo que persistia no início do outono.”

O gás natural subiu durante grande parte do ano, pois os estoques permaneceram apertados e os temores de uma escassez na Europa elevaram os preços nos EUA. O petróleo dos EUA atingiu uma alta de sete anos em outubro, o que também levou a pedidos de que os produtores de energia trocassem o petróleo por gás natural.

No final das contas, o gás natural atingiu a maior alta em mais de sete anos de US $ 6,466 por MMBtu em 6 de outubro. Mas as quedas desde então foram rápidas, e a queda da semana passada entre segunda e quinta-feira foi a pior corrida de quatro dias em um quarto de século, de acordo com os dados do Bespoke. As perdas vêm após a queda de 15,8% em novembro, o pior mês em um ano.

“Um movimento de 10% para baixo francamente não é surpreendente, considerando que a temporada de pico de aquecimento ainda nem começou”, disse Campbell Faulkner, vice-presidente sênior da OTC Global Holdings. “Até que as previsões meteorológicas (e o clima) comecem a ficar mais frias, o complexo de gás natural passará por pressões de baixa.”

No acumulado do ano, o gás natural segue com alta de 47%, ritmo do melhor ano desde 2016.

Morgan Stanley disse que embora os riscos sejam “negativos” para o próximo ano, existem alguns impulsionadores positivos, incluindo projetos adicionais de GNL que devem apoiar o crescimento da demanda, bem como o aperto no mercado de carvão, impulsionando as concessionárias de serviços públicos a se voltarem para o gás.

A previsão do caso-base da empresa para 2022 é de US $ 3,75 por MMBtu.

Fonte
CNBC
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar