Demanda

Melhoram expectativas da construção civil, indica sondagem do setor

A Sondagem Indústria da Construção de janeiro, divulgada nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), aponta um movimento de queda no nível de atividade e no nível de emprego na construção civil, de novembro de 2022 até janeiro de 2023, mas expectativas melhoram.

Segundo a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, considerando toda a série histórica desses indicadores, essa queda é um movimento sazonal para o período. Em janeiro o resultado é igual à sua média mensal. “Seja a média mensal do trimestre móvel novembro a janeiro, seja somente o mês de janeiro, os resultados estão dentro de uma média histórica e podem ser atribuídos em grande parte pelo movimento sazonal do setor. De toda forma, tivemos uma queda um pouco mais intensa de dezembro para janeiro”, frisou.

Pela pesquisa, as expectativas surpreenderam, pois apresentaram avanço expressivo em relação à queda. A confiança registrou recuperação de janeiro para fevereiro, bem como a intenção de investimento, após o recuo desses indicadores, que predominou nos últimos meses de 2022.

Além disso, embora os empresários do setor mostrem preocupação com a situação atual da economia brasileira, há uma percepção de melhora associada às condições da empresa para os próximos meses. Todos os indicadores de expectativas subiram entre 4 e 5 pontos, voltando a atingir o campo otimista. “Os empresários estão otimistas para novos lançamentos, para a geração de emprego, para o nível de atividade e para a compra de insumos”, disse.

Fonte
CBIC
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar